Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Exercícios five® aliviam a tensão e ajudam no ganho de mobilidade


Hoje é dia de falar de exercícios. Quem já pratica um esporte ou treinamento físico sabe que os músculos geralmente ficam tensos depois do treino. Quem trabalha o dia todo sentado também sente a tensão gerada pela posição e pela má postura.
Os exercícios do five®, um novo método apresentado recentemente no Brasil, ajudam a diminuir essa tensão, acrescentando o relaxamento e a liberação dos músculos ao treinamento físico – seja ele a musculação, o Pilates ou atividades de impacto. “O five® prolonga a cadeia anterior, diminuindo assim a tensão da cadeia posterior e a pressão da coluna, melhorando a mobilidade e normalizando a relação abdome e costas”, explica o fisioterapeuta Thiago Fonseca Abrahim, treinado pelos criadores do método na Alemanha.
Abrahim destaca que esse conceito de exercícios não utiliza a contração do “core”, mas movimentos livres com recrutamento natural dos músculos, prolongando as cadeias e minimizando a tensão abdominal. Os aparelhos facilitam esses movimentos, oferecendo mais conforto, segurança e correção aos exercícios. Pedimos ajuda ao fisioterapeuta para explicar que tipo de benefícios encontramos nesse novo método, com alguns exemplos de exercícios, começando pelo Hip Mover. É muito importante lembrar que este não é um treino de controle, mas de prolongamento das cadeias, portanto deve-se respirar normalmente e sem contração de nenhum músculo.
Hip Mover
Este aparelho é muito importante para o ganho de mobilidade do quadril, pelo prolongamento principalmente dos músculos ilíacos, ilio psoas, quádriceps e retos abdominais”, afirma Abrahim.
1. Ajuste a barra de contenção das pernas para a posição mais adequada. Quanto mais próxima do equipamento, mais intenso o exercício.
2. Sem deitar ou encostar totalmente no aparelho, cotovelos apoiados no aparelho, cabeça flexionada, queixo em direção ao peito, para um prolongamento da musculatura posterior do pescoço. Pernas e pés alinhados ao quadril, pressione levemente o dorso do pé contra o aparelho.
3.Faça o movimento de inclinação sem contrair os músculos. Esse movimento pode ser unilateral ou bilateral, dependendo do cliente. Com a melhora da estabilidade, as mãos podem ser posicionadas sobre as pernas, com os braços retos, sem o apoio dos cotovelos. 3 séries de 15 segundos. O instrutor lembra que pode haver tremor na hora do exercício, em virtude do recrutamento natural dos músculos estabilizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário